quinta-feira, 18 de junho de 2015

Educação Condutiva

Boa noite,

No 11 de Junho, tive a oportunidade de conhecer o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva PÁSSAROS DE LUZ. A Associação Pássaros de Luz é uma entidade, sem fins lucrativos - situada na Rua Brusque, em frente ao Colégio Adventista - organizada e administrada por um grupo de pais de crianças e adolescentes com sequelas de paralisia cerebral e também, por profissionais envolvidos com esta causa. Foi fundada no dia 12 de março de 2006, assumindo como missão, implantar e desenvolver a Educação Condutiva, como proposta de atendimento especializado às pessoas com sequelas motoras de paralisia cerebral. O grupo de pais, ao tomar conhecimento sobre a Educação Condutiva, uma proposta de trabalho especial nessa área, desenvolvida na Hungria em meados do século passado, criou a entidade e passou a pesquisar e acompanhar os resultados desta metodologia naquele país e também no México e na Inglaterra.
Em 2010, a entidade passou a manter o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva Pássaros de Luz e ampliou o atendimento para 14 crianças e adolescentes, tendo um grupo de bebês e crianças até 8 anos e outro de adolescentes e jovens.
Mas para entender melhor, é preciso compreender o que significa Educação Condutiva. A Educação Condutiva é uma pedagogia; uma pedagogia do movimento. Essa  proposta visa  a habilitação e a reabilitação de crianças e adolescentes com sequelas motoras de paralisia cerebral. A Educação Condutiva compreende o ser integral, pois não objetiva apenas melhorar tarefas motoras e funcionais, mas também transformar o desenvolvimento em sua totalidade, incluindo os aspectos emocionais e intelectuais de seus participantes.
A teoria e prática da Educação Condutiva estão fundamentadas no conceito da neurologia de plasticidade cerebral, (e sua constatação clínica) que reconhece a capacidade de flexibilidade do cérebro: a capacidade neuronal de re-organizar-se, de “aprender a aprender”. A Educação Condutiva objetiva estimular ao máximo as possibilidades de cada pessoa, alcançando a independência bio-psicossocial. Para isso, o trabalho desenvolve-se num processo contínuo, ativo e resultante da integração das dimensões motora, afetiva e cognitiva.
Na região de Itajaí, este é um projeto inovador no atendimento às pessoas com sequelas de paralisia cerebral, pois estabelece uma mudança de perspectiva mecânica para uma concepção de aprendizagem consciente e ativa.
Conhecer de perto o trabalho realizado nessa Instituição foi fantástico. Para isso, algumas mães levaram seus filhos para que o programa pudesse ser apresentado às acadêmicas. Ao entrarmos no espaço de trabalho, foi solicitado a todos que ficassem em silêncio para não dispersar a atenção das crianças. Toda condução é feita a partir de músicas, que dão sentido aos movimentos. O condutor dita os comandos e os professores facilitadores respondem e cantam junto. Dessa forma, cada professor facilitador acompanha uma única criança, auxiliando na postura corporal, sempre começando pela cabeça e terminando nos pés.
Ao longo do programa, vários materiais são utilizados, como talas, bolas, escadas para auxiliar no processo.

              
                   
                                                 

Ao final de cada programa, o professor facilitador dá o parecer da atividade ao condutor, de forma que todos possam ouvir. Se bem executado, recebem um “bravíssimo”, caso contrário, recebem três palmas bem fortes. Segundo o condutor Irving Ávilla da Associação Pássaros de Luz, esse gesto de receber um “bravíssimo” é a forma de estimular a criança ou o adolescente a ir mais longe, a perceber que está fazendo o programa muito bem e dando o seu melhor. Também afirma que a criança precisa lidar com as frustrações, ou seja, quando recebe apenas três palmas fortes, é para ela saber que pode e consegue se esforçar mais, e que nem sempre ela receberá estímulos positivos.
Foi uma experiência muito emocionante e acredito que vale a pena todos conhecerem esse trabalho fantástico realizado pela Associação Pássaros de Luz.



Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva Pássaros de Luz

R. Brusque, n 241 | Centro | Itajaí | SC | Cep 88302 000

Horário: segunda a sexta-feira - 8:00h às 11:30h - 13:30h às 17:30min

Telefone: (47) 3349-9333

Site: http://www.educacaocondutiva.org.br/index.php

         http://www.dcaitajai.com.br/passaros-de-luz
Facebook: https://pt-br.facebook.com/pages/Educa%C3%A7%C3%A2o-Condutiva-P%C3%A1ssaros-de-Luz/561793117196548