quinta-feira, 5 de março de 2015

Conhecendo um pouquinho sobre a Psicopedagogia

Olá leitores...

A primeira postagem desse blog será destinada para conhecermos um pouquinho da história da Psicopedagogia, porém, antes de falar propriamente sobre esta área de atuação, apresento este blog que foi criado no começo do 1° semestre de 2015, para a disciplina de Psicopedagogia do curso de Pedagogia, o qual estou cursando. Com o auxílio de nossa professora, passamos a conhecer um pouco mais sobre esta área e também podemos compartilhar através do blog muitas informações que outras pessoas possam estar procurando. Espero que todos os visitantes gostem e possam desfrutar um pouco das informações aqui compartilhadas.

CONHECENDO UM POUQUINHO SOBRE A PSICOPEDAGOGIA

Falar em Psicopedagogia pode ser muito estranho; soa uma junção de Psicologia e Pedagogia. Mas afinal, o que ela é? O que faz? Qual a área de atuação? São muitas dúvidas, mas vamos lá. 


O QUE É?
A Psicopedagogia é considerada uma área do conhecimento, e diferente do que muitos acham, envolvem uma série de outras áreas, e não só a Pedagogia e a Psicologia. Também estão envolvidas as áreas da Psicanálise, Linguística, Matemática, Fonoaudiologia, Neuropsicologia, Medicina, entre outras.

 QUAL O SEU PAPEL?
Sua área, em especial, lida e media as dificuldades encontradas no cotidiano escolar ou institucional como um todo, e também auxilia as demais áreas ao longo deste processo.

 ONDE O(A) PSICOPEDAGOGO(A) ATUA?

O psicopedagogo pode atuar em duas vertentes, o clínico – que pode ser terapêutico - ou institucional – que pode ser preventivo e vice-versa, nos espaços escolares ou não. É necessário que na intervenção psicopedagógica, haja integração entre escola, aluno, família e sociedade durante o acompanhamento.

 O QUE O TEMPO VEM NOS MOSTRANDO…

Nos últimos anos, foi possível observar que o número do trabalho psicopedagógico no Brasil cresceu, e consequentemente, o número de clínicas de atendimento psicopedagógicos também. Junto com este aumento, também foi possível perceber um considerável ganho nos congressos, encontros, pesquisas voltadas à Psicopedagogia.
O início deste processo surgiu com a ideia de que os problemas de aprendizagem ocorriam por fatores orgânicos, o que ainda hoje leva pais e escolas a encaminharem os “problemas” para os médicos tratarem.
A partir da década de 70, surgiu em nível institucional, cursos direcionados à área da Psicopedagogia. Com isso, veio uma grande preocupação por parte dos graduados das áreas de Psicologia, Pedagogia e de áreas afins, sobre a busca de uma melhor qualificação profissional, o que acarretaria no aumento do número de cursos de formação de psicopedagogos, procura de programas de pós-graduação, aumento no número de projetos e pesquisas desenvolvidos nos programas de mestrado e doutorado. A partir da década de 90, os cursos de especialização em Psicopedagogia, lato sensu multiplicaram-se.

O QUE OS AUTORES DEFINEM SOBRE A PSICOPEDAGOGIA

 * Para Gasparian (1997), a Psicopedagogia é o estudo que se ocupa da aprendizagem humana, que adveio de uma demanda da escola. E para atender a essa demanda, partiu-se da prática e constituiu-se um corpo teórico.


* Sisto et. al. (1996), entendem a Psicopedagogia como uma área interessada em investigar a relação da criança com o conhecimento tendo como objetivo a intervenção, a fim de “colocar-se no meio”, de fazer a mediação entre a criança e seus objetos de conhecimento.

* Para Scoz (1992, apud BOSSA, 1994), a Psicopedagogia no Brasil é a área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades e, numa ação profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os.

 * Para Bossa (1994), a Psicopedagogia, enquanto produção de conhecimento científico, nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem, e por isso não se basta como aplicação da Psicologia à Pedagogia.


 * Segundo Neves (1992, apud BOSSA, 1994, p. 8), “a Psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto”.


 * De acordo com Weiss (1992, apud BOSSA, 1994, p. 9), “a Psicopedagogia busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e educadores”.


 * Para Fernández (1991, apud GASPARIAN, 1997), o objeto de estudo da Psicopedagogia é sempre o sujeito “aprendendo” e esta aprendizagem está sempre relacionada com o próprio sujeito, com o sujeito e o objeto, com o sujeito e o meio, portanto, sistemicamente.


 * Segundo Visca (1191, apud BOSSA, 1994), a Psicopedagogia, que inicialmente foi uma ação subsidiária da Medicina e da Psicologia, perfilou-se aos poucos como um conhecimento independente e complementar, possuída de um objeto de estudo – o processo de aprendizagem – e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios.


Enfim, percebe-se um número muito grande de teorias a respeito da Psicopedagogia. Daí a grande importância de conhecê-las para que sejam embasadas na prática desejada.

Espero que tenham gostado dessas primeiras informações e conhecer um pouquinho da história da Psicopedagogia.
Para aqueles que desejarem mais informações, segue a referência para consulta:

Fonte: GABRIEL, Lais Livia; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. As Contribuições da Psicopedagogia na Ação Pedagógica. In: YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. A PSICOPEDAGOGIA E SUAS INTERFACES: reflexões sobre a atuação do psicopedagogo. Curitiba: Editora CRV, 2012.

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