Bom dia leitores!
A postagem de hoje trará um pouquinho
de termos que fazem parte do cotidiano da Psicopedagogia e que muitas vezes
ouvimos, mas não sabemos seu significado ao certo. Dessa forma, organizei um
glossário destas palavras e seu significado para conhecê-las um pouco mais. Ao
final de cada uma delas, segue o link da fonte para que vocês possam obter mais
informações.
Dificuldades de aprendizagem: As dificuldades de aprendizagem (DA) são desordens neurológicas que
interferem com a recepção, integração ou expressão de informação,
caracterizando-se, em geral, por uma discrepância acentuada entre o potencial
estimado do aluno e sua realização escolar. Dentro do contexto escolar, as DA
refletem em uma incapacidade ou impedimento para aprendizagens na leitura, ou
escrita, ou do cálculo ou ainda para aquisições de aptidões sociais.
Fonte de pesquisa:
http://someeducacional.com.br/apz/dificuldade_de_aprendizagem/DificuldadeAprendizagem.pdf
Distúrbios de aprendizagem: Os distúrbios de aprendizagem acabam muitas vezes se confundindo com as
dificuldades de aprendizagem. Para entender esta diferenciação é preciso
compreender que o distúrbio de aprendizagem diz respeito aos problemas em áreas
específicas do cérebro, ou seja, há uma característica de origem genética,
neurobiológica. A criança nasce com uma falha no processamento e vai aprender
as coisas de forma diferenciada.
Fonte de pesquisa:
http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2012/08/como-detectar-transtornos-de-aprendizagem.html
Problemas de aprendizagem: Os problemas de aprendizagem podem ser caracterizados por como uma
dificuldade de em absorver informações. Os motivos são multifatoriais que podem
ser desde um problema de visão simples a ser corrigido com o uso dos óculos até
os mais complicados que necessitem de acompanhamento específico.
Fonte de pesquisa:
http://www.psicologiaeciencia.com.br/problemas-de-aprendizagem-por-que-existem-pessoas-que-tem-problemas-para-aprender/
Agnosia: A agnosia é uma perturbação pouco frequente que está associada a danos cerebrais ou doenças neurológicas, onde o indivíduo vê e sente os objetos mas é incapaz de associar ao papel que desempenham e sua função. Uma pessoa com agnosia não tem capacidade de reconhecer, por exemplo, uma caneta, pessoas familiares ou até mesmo sua própria imagem no espelho.
Agnosia: A agnosia é uma perturbação pouco frequente que está associada a danos cerebrais ou doenças neurológicas, onde o indivíduo vê e sente os objetos mas é incapaz de associar ao papel que desempenham e sua função. Uma pessoa com agnosia não tem capacidade de reconhecer, por exemplo, uma caneta, pessoas familiares ou até mesmo sua própria imagem no espelho.
Fonte de pesquisa:
http://doencasneurologicas.blogs.sapo.pt/4107.html
Afasia: A afasia é uma perda da capacidade da linguagem falada e escrita. É um
sintoma comum na neurologia, muitas vezes como consequência de um acidente
vascular cerebral cuja localização se dá junto à artéria cerebral média
esquerda ou nos ramos junto à região do cérebro responsável pela linguagem.
Fonte de pesquisa:
http://www.abcdasaude.com.br/neurologia/afasia
Agrafia: A agrafia é a incapacidade de traduzir as ideias por escrito, apesar de
não haver nenhum comprometimento psicomotor, da fala ou da compreensão. Dessa
forma, a linguagem escrita pode apresentar alterações significativas.
Fonte de pesquisa
http://www.mlspsicopedagogia.com/5.html
Anamnese: A anamnese é uma entrevista médica utilizada por
psicólogos e médicos que possui técnicas para poder estabelecer uma avaliação e
diagnóstico do indivíduo. É a base a partir da qual se pode estabelecer um
tratamento ou iniciar uma psicoterapia de apoio ou outra qualquer. Pretende-se
que se consiga obter o máximo de informação possível sobre a história e o
passado do sujeito.
Fonte de pesquisa:
http://www.infopedia.pt/$anamnese
Anomia: A anomia é um estado de falta de objetivos e perda
de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no
mundo social moderno. Segundo Émile Durkheim, o uso deste termo é
empregado para mostrar que algo na sociedade não funciona de
forma harmônica.
Fonte de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anomia
Cinestesia: A cinestesia é a percepção do equilíbrio e da
posição das várias partes do corpo. Trata-se das sensações que se transmitem de forma
contínua que partem de todos os pontos do corpo para o centro nervoso das aferências
sensoriais.
Fonte de pesquisa:
http://conceito.de/cinestesia#ixzz3XFCE51bG
Consciência fonológica: Consciência fonológica é a capacidade de segmentar
de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em
fonemas. Considerada habilidade metalinguística de tomada de consciência das
características formais da linguagem, é compreendida em dois níveis, sendo
eles: a consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades
distintas, ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras em
sílabas e as sílabas em fonemas e que palavras são constituídas por sequências
de sons e fonemas representados por grafemas.
Fonte de pesquisa:
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/45447/o-que-e-consciencia-fonologica##ixzz3XFDATkrk
Coordenação viso-motora: A coordenação viso-motora está presente sempre que um movimento dos
membros superiores ou inferiores ou de todo o corpo responde a um estímulo
visual de forma adequada. Ao traçar uma linha, por exemplo, a criança, ao mesmo
tempo em que segue com os olhos a ação de riscar, deve ter a mira o alvo a
atingir. Isso implica sempre ter atenção a algo imediatamente posterior à ação
que está realizando no instante presente.
Fonte de pesquisa:
http://ludoaprendizagem.blogspot.com.br/2013/04/coordenacao-visomotora-e-espacial.html
Desorientação visoespacial: Consiste na perda da habilidade de execução de
tarefas visualmente guiadas, na perda da capacidade de interpretação de mapas e
de localização na vizinhança ou mesmo dentro de casa. Os aspectos de
neuroimagem podem revelar
áreas isquêmicas ou de hipoperfusão nas regiões têmporo-occipitais de predomínio à
direita.
Fonte de pesquisa:
http://minhateca.com.br/caroltintina/PSICOPEDAGOGIA+CL*c3*8dNICA/O+TRABALHO+MEDIADOR+NA+*c3*81REA+DA+PSICOPEDAGOGIA,170996626.docx
Disartria: Disartria é definida como a dificuldade de utilizar
os músculos da fala, ou então a fraqueza destes. Embora disartria pareça ser um
problema de linguagem, é realmente um problema motor. Pessoas que têm disartria produzem
sons que se aproximam ao real som das palavras, e na ordem correta. A fala pode
ser ofegante, irregular, imprecisa e com tons monótonos ou de vibração,
dependendo do local em que ocorreu o dano cerebral.
Fonte de pesquisa:
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/disartria
Discalculia: A discalculia é um problema causado por má formação
neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números.
Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má
escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com
níveis de QI e inteligência.
Crianças portadoras
de discalculia são incapazes de identificar sinais matemáticos, montar
operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir
sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas
entre outros.
http://www.brasilescola.com/doencas/discalculia.htm
Fonte de pesquisa:
Fonte de pesquisa:
Fonte de pesquisa:
Fonte de pesquisa:
Disgrafia: A disgrafia é um transtorno da psicomotricidade, que afeta como uma
criança associa a grafia da letra, bem como quão claramente a criança utilizará
a linguagem escrita para expressar suas ideias e pensamentos. Assim,
manifesta-se tanto em relação à caligrafia quanto em relação à coerência.
Fonte de pesquisa:
http://www.aprendercrianca.com.br/noticias-do-cerebro/edicao-35-julho-2014/379-desvendando-a-disgrafia
Dislalia: A dislalia é um distúrbio que acomete a fala, caracterizado
pela dificuldade em articular as palavras. A pessoa portadora de dislalia,
troca as palavras por outras similares na pronuncia, fala erroneamente as
palavras, omitindo ou trocando as letras. Resumidamente, as manifestações
clínicas da dislalia consistem em omissão, substituição ou deformação dos
fonemas.
Pode-se dizer que a
palavra do dislálico é fluída, ainda que possa ser incompreensível, sendo
que o desenvolvimento da linguagem pode ser normal ou atrasado. Não há
intervenção na musculatura responsável pela emissão das palavras.
Fonte de pesquisa:
http://www.infoescola.com/doencas/dislalia/
Dislexia: A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de
aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no
reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação
e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no
componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e
outras habilidades cognitivas.
Fonte de pesquisa:
http://www.dislexia.org.br/
Disortografia: A Disortografia caracteriza-se por troca de fonemas na escrita, junção
(aglutinação), ou separação indevidas das palavras, confusão de sílabas,
omissões de letras e inversões. Além disso, dificuldades em perceber as
sinalizações gráficas como parágrafos, acentuação e pontuação. Devido à essas
dificuldades o indivíduo prepara textos reduzidos e apresenta desinteresse para
a escrita. A Disortografia não compromete o traçado ou a grafia. Um sujeito é
disortográfico quando comete um grande número de erros. Até a 2ª série é comum
que as crianças façam confusões ortográficas porque a relação com sons e
palavras impressas ainda não estão dominadas por completo.
Fonte de pesquisa:
http://www.centrodefonoaudiologia.com/disortografia-dificuldade-de-aprendizagem/
Disgnosia: A disgnosia é a dificuldade ou alteração na percepção das coisas e sua
interpretação. Com um adequado tratamento, as disgnosias melhoram com
o desenvolvimento da criança, no entanto, geralmente, trata-se de uma melhora
parcial.
Fonte de pesquisa:
http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-detectar-a-disgnosia-12658.html#ixzz3XHaRJGzR
Ecolalia: A ecolalia é a repetição de palavras ou frases, inteiras. É muito comum,
crianças autistas fazerem repetições, quer seja logo após o interlocutor
as dizer, ou há casos em que a criança guarda na memória e repete tempo depois.
A isso se chama a ecolalia imediata e a ecolalia tardia.
Fonte de pesquisa:
http://bananinhaazul.blogspot.com/2013/01/ecolalia.html#ixzz3XHbIPiWO
Enurese: É a falta de controle da micção em idade que isto já deveria ter
ocorrido. Considera-se que a menina controla seu esfíncter vesical aos 5 anos e
o menino aos 6 anos. A partir destas idades a perda involuntária de urina é
anormal, ocorrendo mais de duas ou três vezes em um mês. Como a perda em geral é
à noite chama-se enurese noturna. Pode ocorrer enurese diurna. A enurese é
chamada de primária quando jamais foi obtido o controle urinário e secundária
quando já houve por, no mínimo, meio ano e foi perdido posteriormente.
Fonte de pesquisa:
http://www.abcdasaude.com.br/pediatria/enurese-na-crianca-e-no-adulto#ixzz3XHbq8Gt6
Esfíncter: Esfíncter é uma estrutura, geralmente um músculo de fibras circulares concêntricas dispostas
em forma de anel, que controla o grau de amplitude de um determinado orifício.
Três esfíncteres, em especial, merecem mais atenção: o esfíncter cárdico, o esfíncter anal e o esfíncter, que faz comunicação entre o estômago e o duodeno. Também existe o esfíncter de Oddi que se encontra
no Duodeno. Existem pelo menos 43 esfíncteres no corpo humano, alguns dos quais em tamanho
microscópico.
Fonte de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esf%C3%ADncter
Espaço-temporal: Está relacionada a capacidade que o indivíduo tem de
situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio
corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à
esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em
relação a outro. É ter noção de longe, perto, alto, baixo, longo, curto.
Fonte de pesquisa:
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/45794/organizacao-espaco-temporal##ixzz3XHgNXCZA
Etiologia: Ramo do conhecimento que se dedica ao estudo e à pesquisa acerca
daquilo que pode determinar as causas e origens de um certo fenômeno (ou de
qualquer coisa).
Medicina. Estudo, análise e pesquisa sobre as causas das doenças.
Medicina. Estudo, análise e pesquisa sobre as causas das doenças.
Fonte de pesquisa:
http://www.dicio.com.br/etiologia/
Gagueira ou
Tartamudez: Gagueira é uma
perturbação da fala, de origem psicomotora, que se caracteriza por repetição de
sons e sílabas ou paradas involuntárias, ou seja, por interrupção da fala por
inseguranças, excitações e bloqueios em todas as situações de comunicação,
inclusive na leitura. Gaguejar diante do chefe, ao apresentar uma desculpa pelo
atraso é muito diferente de fazê-lo na rotina do dia-a-dia, ler um texto em voz
alta ou pedir pão na padaria.
Fonte de pesquisa:
http://drauziovarella.com.br/letras/g/gagueira/
Hipercinesia: Excesso de movimentação de um órgão e/ou região
específica do corpo, com maior extensão e rapidez desses movimentos, chegando
ao estado patológico.
Fonte de pesquisa:
http://www.dicio.com.br/hipercinesia/
Hipocinesia: A hipocinesia é caracterizada pela diminuição dos movimentos
funcionais da musculatura do corpo.
Fonte de pesquisa:
Fonte de pesquisa:
Impulsividade: Impulsividade significa
dificuldade com auto-controle. Prejuízos, a si mesmo e aos outros, são
consequência de não parar para pensar. A impulsividade é um dos sintomas comuns
ao TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção /
Hiperatividade, que é também denominado TDAHI, pela referência à impulsividade.
Fonte de pesquisa:
http://www.dda-deficitdeatencao.com.br/tdah/impulsividade-autocontrole.html
Lateralidade: A lateralidade ocorre quando se verifica
o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte
esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. Quando bebê, a
criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.
Fonte de pesquisa:
http://www.infoescola.com/psicologia/lateralidade/
Linguagem
Tatibitate: A Linguagem tatibitate se caracteriza pela fala
infantilizada que, infelizmente, é reforçada com a repetição daquele que já se
apropriou do modo correto de falar, seja no grupo familiar ou social.
Normalmente repete-se o que a criança diz no mesmo modo, o que faz com que ela
vá perdendo oportunidades de aprender a pronuncia das palavras.
Fonte de pesquisa:
HTTP://psicopedagoclieduc.blogspot.com.br/2010/05/linguagem-tatibitate.html
Memória
cinestésica: Memória armazenada no
cerebelo, guardando as sequências musculares para a realização de movimentos
complexos.
Fonte de pesquisa:
http://www.larapedia.com/engenharia_e_tecnologia/memoria_cinestesica_significado_e_definicao.html
Mudez: Mudez é a condição do indivíduo incapaz de falar.
Entre a condição normal e a mudez existe uma gama de distúrbios da fala
(afasias), geralmente decorrentes de transtornos do sistema nervoso central,
nos centros coordenadores da compreensão e da conversão das idéias em símbolos
aptos para a transmissão verbal.
Fonte de pesquisa:
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=2813
Rinolalia: Distúrbio da fonação, devido a uma alteração da ressonância das
fossas nasais. Voz nasalada; voz hipernasal.
Fonte de pesquisa:
http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/rinolalia/4216/
Ritmo: Se ampliarmos o sentido do termo, ritmo é um fluxo
de movimento que pode ser medido ou
controlado, visual ou sonoro que geralmente é produzido por uma ordenação de
vários elementos diferentes.
Fonte de pesquisa:
http://queconceito.com.br/ritmo#ixzz3XIFCSbyq
Percepção: Para a maioria dos profissionais em psicologia, a
percepção diz respeito ao processo através do qual os objetos, pessoas,
situações ou acontecimentos reais se tornam conscientes. É através da percepção
que o ser humano conhece o mundo à sua volta de forma total e complexa. A
percepção é mais um conceito em psicologia que possui diferentes considerações,
a depender da abordagem teórica.
Fonte de pesquisa:
http://www.coladaweb.com/psicologia/percepção
Atenção: Não é por causa da internet ou da vida moderna:
mesmo na natureza há mais informações ao nosso redor do que conseguimos
assimilar. Na prática, nosso comportamento é guiado a cada instante por uma
coisa só: um alvo só, sobre o qual os esforços de processamento cognitivo se
concentram. Esse alvo da vez é o foco da atenção, e a atenção é o processo
que permite que tudo o que diz respeito a esse alvo seja detectado e
processado mais rapidamente e com mais fidelidade, às custas do processamento
de tudo o que está ao redor. Como resultado, a atenção facilita o
processamento do que está em seu foco, enquanto reduz o processamento dos
distratores (ou seja, de tudo o que não está no foco da atenção).
Fonte de pesquisa:
http://www.cerebronosso.bio.br/ateno/
Memória: A memória é uma faculdade cognitiva extremamente importante porque
ela forma a base para a aprendizagem. Se não houvesse uma forma de
armazenamento mental de representações do passado, não teríamos uma solução
para tirar proveito da experiência. Assim, a memória envolve um complexo
mecanismo que abrange o arquivo e a recuperação de experiências, portanto, está
intimamente associada à aprendizagem, que é a habilidade de mudarmos o nosso
comportamento através das experiências que foram armazenadas na memória; em
outras palavras, a aprendizagem é a aquisição de novos conhecimentos e a
memória é a retenção daqueles conhecimentos aprendidos.
Fonte de pesquisa:
http://www.cerebromente.org.br/n01/memo/memoria.htm
Transtorno do déficit
de atenção e Hiperatividade: O transtorno do
Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de
causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o
indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção,
inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio de
Atenção).
http://abdatdah.org.br/br/sobre-tdah/o-que-e-o-tdah.html
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